(31) 3036-4777 bema@bematintas.com.br

NIVELAMENTO INSATISFATÓRIO

Causa: É causado geralmente por diluição inadequada, aplicações com rolo de lã de perfil alto, preparação da superfície inadequada ou aplicação em superfície aquecida.

Correção: Lixar bem a superfície, remover o pó residual e aplicar MASSA ACRÍLICA BEMA ou MASSA CORRIDA BEMA em interior. Aguarde a secagem, lixe e remova o pó residual. Por fim, repinte usando um rolo de lã de perfil baixo e siga a recomendação de diluição descrita na embalagem.


DESCASCAMENTO

Causa: Ocorre quando há infiltração de umidade, preparação inadequada da superfície ou quando a pintura é feita em superfície empoeirada, reboco novo sem selagem, caiação e gesso não tratado ou sobre partes soltas.

Correção: Elimine a infiltração e recomponha o reboco, aguardando 30 dias para a cura. Retire completamente as partes soltas, raspando e escovando a superfície, aplique uma demão de SELADOR ACRÍLICO BEMA. Em caso de superfície caiada, deve-se lavá-la com uma mistura de água sanitária e água pura, 2 partes para 8, conforme prescrito para tratamentos de eliminação de mofo. Após a limpeza com a solução, a superfície deve ser lavada com água limpa para eliminar o excesso de agua sanitária.


EFLORESCÊNCIA

Causa: Caracterizado pelo surgimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada sobre superfície com infiltração ou em reboco úmido, sem cura completa.

Correção: Aguarde 30 dias para cura completa do reboco e elimine a infiltração. Em seguida, aplique uma demão de SELADOR ACRÍLICO BEMA, deixe secar e repinte.


MICROFISSURAS E PEQUENAS TRINCAS

Causa: Defeito provocado pela movimentação da estrutura de construção, pela aplicação de camada muito grossa de massa ou pela insuficiência de tempo de hidratação da cal constituinte do reboco.

Correção: Prepare adequadamente a parede, com lixamento e escovação para eliminação de partes soltas. Aguarde a secagem, elimine as imperfeições com MASSA CORRIDA BEMA para interior ou MASSA ACRÍLICA BEMA para exterior.


REBOCO FRACO E DESAGREGADO

Causa: Caracterizado pelo descascamento da pintura junto com partes de reboco e grãos de areia. Ocorre sempre em superfície com reboco fraco, com infiltração ou quando a tinta é aplicada sobre reboco novo, ainda não curado.

Correção: Corrija o reboco e aguarde 30 dias para cura ou elimine a umidade, conforme o caso. Recomendamos a solicitação de visita de nossa Assistência Técnica para diagnóstico da situação e indicação do esquema de pintura mais eficiente.


COBERTURA DEFICIENTE

CausaCorreção
Diluição inadequada.Diluir na proporção recomendada.
Superfície muito absorvente e sem selagem.Lixar, eliminar pó, selar e repintar.
Pintura anterior com tonalidade muito forte.Lixar, eliminar pó, selar com uma mistura de selador e 10% de tinta de acabamento e repintar.
Pintura anterior com pigmentos orgânicos, principalmente amarelo, vermelho e magenta.Lixar, eliminar pó, selar com uma mistura de selador e 10% de tinta de acabamento e repintar.

MARCA DE TRINCHA

Causa: Defeito comum na aplicação de tintas tixotrópicas, isto é, que apresentam consistência gelatinosa.

Correção: Diluir adequadamente a tinta, usando o diluente indicado e a proporção recomendada no rótulo da embalagem.


EMPOLAMENTO

Causa: Normalmente aparecem devido à infiltração de umidade pelo solo, em rejuntes, trincas, falta de rodapés, aplicação em dias úmidos, uso inadequado de Massa Corrida em exterior ou existência de pó proveniente do lixamento da massa.

Correção: Eliminar infiltração, esperar 30 dias para que o reboco esteja totalmente seco. Corrigir as imperfeições com MASSA CORRIDA BEMA em áreas internas ou MASSA ACRÍLICA BEMA em áreas externas. Eliminar o pó da superfície e repintar.


MOFO, BOLOR E ALGAS

Causa: A proliferação de mofo é comum em dias quentes e úmidos. A formação do mofo em superfície pintada causa escurecimento e decomposição precoce da camada aplicada.

Correção: Lavar a superfície com uma mistura de água sanitária e água pura, na proporção de 2 partes de água sanitária e 8 partes de água. A mistura preparada deve ser aplicada com brocha, deixando-a agir durante 6 horas. Em seguida lavar com água limpa em abundância até a remoção completa da água sanitária. Repetir a operação de limpeza até a eliminação completa do mofo.


ESCORRIMENTO

Causa: Defeito que ocorre na aplicação em superfície vertical. Qualquer excesso de tinta em determinada região da superfície pode causar escorrimento, pelos seguintes motivos:

CausaCorreção
 Diluição excessiva.Diluir na proporção recomendada.
Evaporação lenta do thinner.Usar thínner de evaporação mais rápida.
Camada muito espessa.Usar thínner de evaporação mais rápida.

CASCA DE LARANJA

Causa: Defeito típico de aplicação por pulverização pneumática. A camada de tinta apresenta-se com aspecto semelhante à casca de laranja. Algumas vezes este defeito é desejável, visando corrigir pequenas imperfeições da chapa plana de aço-carbono;

CausaCorreção
 Diluição insuficiente.Diluir na proporção recomendada.
Uso de thínner de evaporação rápida.Usar thínner de evaporação mais lenta.
Camada muito fina.Aplicar na espessura recomendada.

MANCHAS

Causa: Defeito bastante comum devido à falha na preparação da superfície de aço-carbono, que se apresenta contaminada com graxa, gordura, óleo e umidade.

Correção: Limpar a superfície de aço-carbono, removendo toda contaminação de graxa, gordura e óleo. Recomenda-se limpeza com solvente Aguarrás Mineral.


EMPOEIRAMENTO

Causa: Formação de uma névoa seca, resultante da pulverização pneumática, que torna a superfície áspera, pelos seguintes motivos:

CausaCorreção
Thínner rápido.Usar thínner de evaporação mais lenta.
Pressão alta de pulverização.Reduzir pressão de tanque e regular pressão do leque.
Diluição excessiva.Adicionar tinta não diluída.
Temperatura ambiente alta.Aplicar em ambiente protegido e usar thínner mais lento.
Pistola pneumática com defeito.Reparar o equipamento de aplicação.

NUVEM

Causa: É o aparecimento de uma névoa esbranquiçada sobre o filme logo após a aplicação. Isto é causado pela condensação de vapor de água sobre a camada. É defeito comum em seladora para madeira e tintas nitrocelulose.

CausaCorreção
Temperatura baixa e alta umidade do ar.Aguardar melhoria das condições ambientais.
Thínner muito rápido.Usar thínner de acabamento ou retardador.
Thínner com baixo poder de solvência.Usar thínner indicado pelo fabricante.

FERVURA

Causa: Defeito causado pela aplicação em superfície aquecida, acima de 50 °C, ou pelo uso de thínner muito rápido.

Correção: Usar thínner de acabamento, com taxa de evaporação mais lenta e equilibrada, na proporção recomendada pelo fabricante.


SECAGEM LENTA

CausaCorreção
Baixa temperatura.Aplicar em temperatura acima de 10 °C.
Ambiente úmido.Não aplicar com umidade relativa do ar superior a 80%.
Contaminação do substrato.Preparar o substrato corretamente.
Camada espessa.Aplicar a espessura recomendada.

BAIXA COBERTURA

CausaCorreção
Diluição excessivaAdicionar tinta original à tinta já dissolvida
Diluição insuficiente.Adicionar o diluente até atingir a viscosidade de aplicação.
Tinta mal misturada.Homogeneizar adequadamente.

ADERÊNCIA INSUFICIENTE

CausaCorreção
Superfícies mal preparadas.Preparar a superfície adequadamente.
Superfície metálica não ferrosa.Escolher corretamente as tintas de fundo e acabamento.

REGIÕES FOSCAS NO FILME

CausaCorreção
Contaminação da superfície.Preparar adequadamente a superfície.
Absorção desigual pela superfície.Selar convenientemente.

FILMES COM PONTOS

CausaCorreção
Poeira no ambiente.Manter o ambiente e os equipamentos de aplicação limpos.
Poeira na superfície.Limpar bem a superfície, removendo pó residual de lixamento.

ENRUGAMENTO DA CAMADA

CausaCorreção
Enrugamento da Camada.Aplicar espessura recomendada.
Secagem sob luz solar direta.Aplicar em local protegido.
Secagem sob luz solar direta.Aguardar secagem, lixar e aplicar novamente.

CRATERA

Causa: Contaminação com óleos, graxas, silicone e desmoldante.

Correção: Eliminar a contaminação superficial e da linha de pintura.